top of page
Buscar
  • Foto do escritorJulio Portellada

Lombada do livro – Devo inserir o título subindo ou descendo?

Atualizado: 24 de jun. de 2022

Haja pescoço para ficar virando a cabeça para lá e para cá, até encontrar o seu livro!


"A minha sugestão para as editoras é que usem sempre a Lombada Americana. Mas isso vai de cada editora."

Eu sou o Júlio Portellada, designer do Estúdio Kenosis, e quero perguntar para você: quem nunca passou por uma situação de estar procurando um livro em uma estante, seja na sua casa ou numa livraria, e se deparar com livros com o títulos em várias direções, títulos que sobem, títulos que descem na lombada, e a gente fica como doidos, virando a cabeça para lá e para cá, até encontrar o seu livro. Haja pescoço!


Porque isso acontece? Isso acontece por causa da lombada do livro, que as editoras padronizam cada uma de um jeito. Aí você me pergunta: "Por que cada um padroniza de um jeito, por que todas não fazem da mesma forma, com texto na mesma direção, subindo ou descendo?" Não sei.

O que eu sei é que tem 2 tipos de lombada. Quando o texto sobe, a lombada é chamada de Lombada Europeia, e quem defende esse tipo de lombada acha que é mais confortável você virar o pescoço para a esquerda para ler. Não sei por quê.


Já no outro tipo de lombada, quando o título desce, é a chamada de Lombada Americana, que é a escolhida oficialmente como padrão pela ABNT (Associação Brasileira de normas Técnicas) aqui no Brasil. Quem defende esse tipo de lombada diz que como a nossa leitura é da esquerda para a direita e de cima para baixo, o mesmo deveria ocorrer com a lombada.


Isso faz sentido, e a outra razão, que é muito boa também, é que, quando o livro está em cima da mesa, você também consegue facilmente ler o título na lombada, o que não acontece com a lombada europeia, em que o título fica de cabeça para baixo, o que pra mim, que sou virginiano e tenho TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo), é um absurdo.


Então, a minha sugestão para as editoras é que usem sempre a Lombada Americana. Mas isso vai de cada editora. Acho que pelo menos as editoras deveriam padronizar o mesmo tipo de lombada para todos os seus livros.


E você? Como você acha melhor ler o título de um livro na lombada de um livro quando está na estante? De baixo para cima ou de cima para baixo? Fiquei curioso, conta para mim aqui nos comentários!


Até a próxima, abraço!


25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page