top of page
Buscar
  • Foto do escritorJulio Portellada

O que significa Kenosis?

Atualizado: 9 de jul. de 2022

Muita gente me pergunta o significado dessa palavra estranha, e o que isso tem a ver com meu trabalho de criação e design.


Nesse vídeo, mostro como criei o nosso logotipo, partindo apenas de uma folha de papel em branco, sem usar sequer uma lápis ou caneta, apenas fazendo dobras.

Kenosis, do grego kenóõs (esvaziar) é um conceito na Teologia Cristã que trata do "esvaziamento da nossa vontade própria para a aceitação do desejo de Deus".

Resumindo, significa “Esvaziamento de si mesmo”. Tem tudo a ver com o meu trabalho de criação. Quando me "esvazio" dos meu armazém pessoal de conhecimentos, sempre limitado se comparado ao "armazém cósmico" divino, deixo espaço para ser preenchido pela inspiração que vem do Todo, sempre ilimitado.


Isso costuma acontecer muito na prática do dia a dia. Quando estou começando a pensar numa ideia de um novo projeto, às vezes fico ali por horas, insistindo em "produzir" uma ideia a partir desse armazém pessoal... daí me lembro desse esvaziamento, e tento por em prática, ficando mais quieto, tentando esvaziar a mente da enxurrada de ideias que passam aos montes e não chegam a lugar algum.


Aos poucos, minha mente vai se acalmando, ficando mais "quieta", e nesse vazio, quando menos espero, surge do nada uma ideia tão boa que eu mesmo até estranho, como se estivesse vendo pela primeira vez algo que parece que não fui eu que fiz. Vai entender!


Baseado nesse vazio e no conceito de que toda ideia de um designer costuma surgir partindo de uma folha em branco (mesmo que uma página digital em branco, na tela do computador) a ideia do logotipo foi partir de uma folha em branco, apenas dobraduras, para criar um logo minimalista. Com apenas 4 dobras, surge uma letra K, de Kenosis. O que você achou?


56 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page